A actividade das diversões Alverca tem carácter familiar e foi transmitido aos filhos de geração em geração, a actividade remota a 1946 quando João Ribeiro Alverca (avô de Francisco Alverca) mandou fabricar um carrocel em Torres Novas, denominado Carrocel Alverca.

Mais tarde em 1959  João Ribeiro Alverca passou o carrocel ao seu filho Francisco Ramires Alverca (pai de Francisco Alverca) que foi desenvolvendo a actividade das diversões chegando a ter quatro carrocéis em funcionamento itinerante pelas festas, feiras e romarias de Portugal.

Em 1977 Francisco Ramires Alverca comprou a primeira pista de carros de choque, que encomendou a uma fábrica de Saragoça, denominada Rally Alverca.

Posteriormente Francisco Ramires Alverca entregou o negócio aos genros e ao filho Francisco Alverca, tendo-se feito em 1990 a constituição da sociedade Diversões Alverca Lda, com sede em Volta da Pedra, Palmela, em que o seu filho Francisco Alverca é um dos sócios e gerente. O genro José Lucas Sousa Costa, também sócio/gerente, graça aos seus conhecimentos e competências em mecânica (possui o antigo Curso Geral de Mecânica) melhorou e desenvolveu a pista de carros de choque sendo actualmente uma das maiores e melhores pistas de carros de choque da Europa, construiu/concebeu ainda um divertimento familiar de grandes dimensões denominado "O Rodeo" que é único no mundo inteiro.

Actualmente as Diversões Alverca são a maior empresa de diversões em regime itinerante, com muitos divertimentos disponíveis para aluguer. No passado (anos 90) foi a empresa Sociedade Lusitânia de Atracções Lda com sede na Quinta do Figo Mauro, a maior empresa, mas esta foi vendendo ao longo dos tempos todos os divertimentos que possuía em regime itinerante.

lfrancisco Alverca em Leiria 5 2007Francisco Ramires Alverca (Maio de 2007)

Em 2012 a empresa dividiu-se pelos dois sócios João Alverca (967363916) e José Lucas (917559203) ficando cada a operar independentemente.

Texto de M. Loureiro, atualizado a 8/07/2015